O Mundo Anacrónico - Norte Desenvolvido/Sul Subdesenvolvido

 

Actualmente, ao comparar a prosperidade e o desenvolvimento dos dois subcontinentes americanos, registamos que o Norte é bastante desenvolvido, ao contrário do que sucede com o Sul. Porém, se a América do Sul tem um potencial económico enorme, devido aos seus recursos minerais e energéticos colossais, bem como a sua capacidade de produzir alimentos, como é que esta é assim tão subdesenvolvida?

Tudo começou na colonização de ambas as Américas.

Colonização da América do Sul - Espanha e Portugal, colónia de exploração.

Colonização da América do Norte - Inglaterra, colónia de povoamento.


Colonização da América do Sul:

> As colónias que seguiram as linhas gerais do pacto colonial foram denominadas colónias de exploração. O Brasil e várias regiões da América Latina, colonizados por portugueses e espanhóis, são exemplos típicos de colónias de exploração. Elas apresentavam as seguintes características:

• Produção agrícola baseada na grande propriedade (enormes extensões de terra);

• Ênfase na produção destinada ao mercado externo (produtos agrícolas e metais preciosos);

• Grande utilização do trabalho escravo de índios e negros.


Colonização da América do Norte;

> Houve, porém, um tipo de colónia que ficou relativamente fora dos quadros do sistema colonial mercantilista: as colónias de povoamento. Foi o caso, por exemplo, da colonização desenvolvida no norte e no centro dos Estados Unidos pelos ingleses, onde os laços coloniais eram mais brandos. As colónias de povoamento apresentaram as seguintes características:

• Produção agrícola baseada na pequena propriedade;

• Desenvolvimento de produção manufatureira voltada para o mercado interno;

• Utilização do trabalho livre.

 

Assim, enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.

 

A tardia indepedência da América do Sul face à América do Norte, bem como uma instabilidade política no Sul e uma democracia estável no Norte durante o século XX constribuiram também para este contraste entre os dois subcontinentes.

Assim, o subcontinente americano foi sempre desenvolvendo-se, expandido o seu território e o seu poderio económico e comercial, ao contrário do Sul.