A Origem do Continente Americano
O continente americano foi redescoberto pelos europeus. Foi a viagem de Cristóvão Colombo que levou à colonização europeia generalizada da América e à marginalização dos seus habitantes originais. O empreendimento de Colombo ocorreu num momento histórico em que diversos avanços em técnicas de navegação e comunicação permitiram atravessar o Atlântico e posteriormente disseminar pela Europa a notícia da descoberta.
A escravidão, doenças e guerras dizimaram as populações indígenas e alteraram radicalmente a composição étnica da América.
O controle europeu sobre o continente começou a declinar a partir da independência dos Estados Unidos frente à coroa britânica, em 4 de Julho de 1776. Por sua vez, o processo de independência na América Latina começou no início do século XIX.
Ao longo do século XIX, os Estados Unidos expandiram-se em território e em pujança económico-comercial, tornando-se uma superpotência no século XX.
Ainda no século XX, também se revelaria um grande abismo entre o norte rico e desenvolvido, e o sul pobre e em desenvolvimento. Democracias livres e estáveis na América do Norte contrastaram com os frequentes golpes militares na América do Sul.